Selecionei 8 plantas para horta caseira fáceis de plantar e cuidar para pequenos, médios e grandes espaços. Vem ver e selecione aquelas que mais gosta e que vão melhorar muito a saúde de sua família com menos esforço.
Pontos importantes:
A maioria das plantas para horta caseira gosta de Sol – ao menos 5 horas por dia –, ser protegida de ventos fortes e que o solo seja leve e mantido úmido, mas sem encharcar. Aquelas que fogem dessa maioria vou informar no texto.
Sol e calor são coisas diferentes: Muitas plantas para horta caseira gostam de Sol, mas não toleram calor demais.
Coloque uma cobertura (pode ser palha) para manter o solo úmido mais tempo entre as regas que, assim, podem ser mais espaçadas.
Toda planta, após ser plantada, seja em semente ou muda, deve ser regada. E praticamente todas precisam de mais água durante o crescimento que na vida adulta.
Procure saber sobre o ciclo das plantas: Há aquelas que tem vida curta, crescem e morrem rapidamente (como a cebolinha) e as perenes, que podem durar anos (como o Alecrim).
Aproveite e veja os cuidados para o jardim na primavera.
8 Plantas para horta caseira fáceis de cuidar
Elas ocupam pouco espaço e muitas podem ser cultivadas em vasos. Sempre observe as informações dos envelopes das sementes no tocante aos cuidados e meses para plantar, que variam de região para região.
Alecrim
Um tempero delicioso, com sabor forte, para carnes, sopas e molhos. O alecrim é natural da região mediterrânea se desenvolvendo melhor em climas amenos; não suporta calor ou umidade em excesso, mas gosta de bastante Sol (6 a 8 horas/dia).
Planta perene, cresce devagar no início, mas, a partir do segundo ano, seu crescimento é maior. Cuidando bem, você a terá por muito tempo.
Como plantar cuidar e colher
É mais fácil e rápido usar estacas: Escolha um ramo jovem, sem flores, de 10 a 15 cm. Retire as folhas da metade inferior, faça um corte na base e insira 1/3 do comprimento em um vaso pequeno com terra vegetal misturada a areia grossa. Deixe em local bem iluminado e mantenha o solo levemente úmido. Entre 30 e 40 dias seu alecrim estará pronto para o local definitivo.
Regue quando o solo estiver seco, mas não molhe as folhas. Use vasos com boa profundidade e pode as pontas na primavera/verão. Adube com humos de minhoca a cada 45 dias.
O alecrim pode ser colhido a qualquer momento, cortando os ramos mais novos (no máximo, 1/3 do tamanho). Eles podem ficar na geladeira com um pouco de água, por até 2 semanas.
Alface
É possível cultivar alface em pequenos espaços, até em vasos rasos, pois suas raízes são superficiais.
Como plantar cuidar e colher
Plante a alface usando sementes ou mudas: Sementes sob fina camada de terra, no canteiro ou vaso, em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica (misture composto orgânico). Germina em até 7 dias.
As mudas, com uns 10 cm são plantadas no local definitivo, cobrindo bem as raízes. Em climas quentes, plante em locais que recebem luz da manhã. Evite molhar as folhas. Use fertilizante rico em nitrogênio.
Ela cresce rápido e pode ser colhida em 30 a 60 dias. Colha o pé inteiro ou as folhas mais externas somente. Ela precisa ser replantada após 4 ou 5 meses.
Cebolinha
Usada como tempero crua ou cozida, finalização de pratos, molhos e até sucos, é rica em nutrientes, antioxidante e reguladora das funções intestinais, ajuda a diminuir a glicose.
Como plantar, cuidar e colher
Use sementes ou mudas e plante ao sol, em solo leve, bem drenado (misture terra vegetal com húmus). Adube a cada 20-30 dias com humos, mantendo a terra ligeiramente úmida. Quando as folhas atingirem 15 cm de altura pode começar a colher pela base, inteiras.
Coentro
O sabor forte do coentro tempera peixes, carnes, sopas e saladas. Suas sementes podem ser usadas moídas em pães e massas. É bom para a digestão, sistema imunológico, diminuir o colesterol ruim e é antioxidante.
Como plantar, cuidar e colher
Plante as sementes no lugar definitivo, com bastante Sol, mas antes, quebre-as pressionando a casca dura. Vasos devem ser mais profundos. O solo deve ser leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. As mudas crescem rápido. Se estiverem muito juntas, retire as menores para dar espaço para as mais fortes.
Regue mais no início e depois diminua, regando quando o solo começar a secar. Use adubo orgânico a cada 20 dias. Corte os botões de flores que aparecerem.
A colheita pode ser feita em 30 a 35 dias do plantio começando nas folhas maiores externas. Não retire mais de 1/3 das folhas. Plante a cada 30 dias novos pés. A vida do coentro é curta: De 30 a 70 dias começa a dar flores e sementes (que podem ser usadas) e morre.
Pimenta
Tempero que realça o sabor e dá picância a carnes, peixes, sopas, saladas e molhos. Ela diminui a necessidade de sal, é antinflamatória e antioxidante, melhora a saúde cardiovascular e imunológica. Ajudam no emagrecimento e digestão e aumenta a produção de endorfina.
As melhores pimentas para horta são a dedo-de-moça, malagueta, biquinho e a de-cheiro. Todas podem ficar em vasos ou canteiros e tem características de plantio semelhantes.
Como plantar, cuidar e colher
Comece com sementes (que podem ser retiradas de uma pimenta madura, mas deixe-as secar por alguns dias) ou mudas. Use vasos bem profundos. O solo pode ser uma mistura de terra, adubo orgânico (húmus de minhoca) e areia, leve e drenado.
Elas gostam de Sol, calor e regas constantes. Use adubo orgânico mensalmente. Escore o caule com uma madeira.
Germina entre 7 e 20 dias e você pode colher em 2 meses. Após a colheita, remova os brotos que surgem embaixo das folhas para incentivar o crescimento. Cada pé dura até mais de 3 anos dependendo do tipo.
Rúcula
Usada em saladas, molhos, sanduíches, refogados, pizzas e até sucos, ajuda na digestão, melhora o sistema imunológico, protege a visão, ajuda a regular a pressão, diabetes e circulação, previne osteoporose e é desintoxicante.
Como plantar, cuidar e colher
Tem rápido crescimento e vida curta e prefere climas amenos. Plante as sementes sob uma fina camada de solo com boa drenagem, rico em matéria orgânica. Regue, borrifando e mantendo o solo úmido. Em climas quentes, plante em locais bem iluminados ou com Sol da manhã.
Quando as mudas estiverem com uns 5 cm, retire as que se desenvolveram menos. Adube a cada 15 dias com húmus de minhoca ou composto orgânico.
Colha a partir de 1 mês, cortando as folhas externas. Para manter a produção, plante novas rúculas a cada 2 ou 3 semanas.
Tomate cereja
Mais uma das minhas 8 plantas para horta caseira preferidas, o tomate cereja é antioxidante, ajuda na saúde dos ossos, olhos e pele, controle de peso e pressão arterial. É uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Usado em saladas, sanduíches, molhos, massas, assados etc. é mais macio e tem mais líquido que o tomate “normal”.
Como plantar, cuidar e colher
Plantado por sementes ou mudas, sob bastante Sol e em solo rico, leve e bem drenado. Se for plantar em vaso, que ele seja profundo.
Imagine o sabor: Tomates cereja, pimenta, alho e alecrim! hummmmmm….
Conforme for crescendo, use estacas ou treliça amarrados a seu caule, pois o tomate cereja é uma trepadeira e os frutos não devem tocar o chão. Regue evitando molhar as folhas. Adube 2 vezes por mês.
A colheita pode ser feita após 70 a 90 dias (plantados a partir de semente) ou 6 semanas (plantados a partir de mudas), quando eles estiverem vermelhos e duros. Os frutos surgirão até o inverno. O pé produzirá frutos por até 6 meses. Para produzir continuamente, plante novos pés quando perceber que os existentes estão diminuindo sua produção ou estão sendo atacados por pragas.
Espinafre
A última da nossa seleção de 8 plantas para horta caseira é o Espinafre que pode ser consumido cru em saladas ou cozido, refogado, em sopas e sucos. O espinafre previne a osteoporose, é antioxidante, regula a pressão arterial e protege o coração e o sistema imunológico.
Como plantar, cuidar e colher
Plante por sementes (em pequenos vasos com 70% de húmus de minhoca e 30% de vermiculita), mudas ou estacas em canteiros ou vasos no solo com mistura de 50% de terra vegetal, 40% de húmus de minhoca e 10% de areia. As sementes germinam em 10 a 15 dias e em 30 dias as mudas já podem ir para o local definitivo, em Sol pleno, mas não quente demais.
Regue evitando molhar as folhas, mantendo úmido o solo. Use adubo orgânico a cada 3 semanas.
A colheita acontece quando os ramos atingem por volta de 20 cm. Escolha as folhas externas ou retire a planta inteira, rente ao solo. Quando aparecerem caules de flor retire-os para fortalecer as folhas e conseguir retirar mais algumas, mas seu ciclo de vida estará terminando.
Olha que com essas 8 plantas para horta caseira você pode fazer saladas, temperos e acompanhamentos para pratos que ficarão deliciosos, viu? Aproveite o início da primavera e esse passo a passo para fazer uma horta caseira! Mãos à obra!!!
Gostou das minhas 8 plantas para horta caseira preferidas? Quais você prefere? Comente!
Todas as fotos desse post são da nossa parceira DepositPhotos. Visite o site para conhecer o catálogo e aproveitar o removedor de fundos de fotos (que é gratuito!)


