40 perigos na sua casa

O mundo é cheio de perigos. E há perigos na sua casa também, infelizmente. Alguns bem visíveis e outros nem tanto. Pensando nisso, fiz uma lista para você dar uma olhada em volta: Há perigos na sua casa? É sempre preciso tomar cuidado!
Perigos na sua casa
Geral

Havendo crianças pequenas e/ou pets, tenha telas de proteção nas janelas (mesmo no térreo, dependendo do tamanho da criança ou pet e do risco de acidente na área à qual a criança ou pet terá acesso – por exemplo: se ela pular a janela e chegar a um quintal com fácil acesso à rua).
Cortinas e persianas podem ser um perigo com crianças pequenas ou pets. Certifique-se que suportam a criança (ou pet) pendurada nelas ou então, evite cortinas até o piso.
Certifique-se que a cabeça do seu gato não passa pelos orifícios da rede de proteção (se a cabeça passa, o corpo pode passar também).

Redes e telas de proteção não têm vida eterna: Ao menos uma vez por ano observe o estado do material e instalação. Se a criança já sabe usar tesouras, aumente a frequência de observação e instrua a criança a não as usar para cortar as telas.
Corredores e escadas devem ser bem iluminados. Pense em iluminação noturna com fácil acesso à interruptores ou com sensores de movimento.
Perto e em escadas evite piso escorregadio, objetos no chão e tapetes soltos.

Mantenha corredores e escadas livres de qualquer coisa que atrapalhe a movimentação, mas instale portões pequenos no acesso a escadas se tiver crianças pequenas.
Escadas tem normas para sua segurança. Saiba mais aqui sobre cuidados com escadas.
Medicamentos, bebidas alcoólicas, produtos de maquiagem, produtos de limpeza e objetos perigosos ao manuseio, como vidros, tesouras e facas, devem estar fora do alcance das crianças e pets e mantidos em locais específicos.

Faça uma vistoria, ao menos semestralmente, procurando vazamentos de gás ou água, torneiras, tomadas e interruptores com mau funcionamento, sinais de mofo em armários e paredes.
Pisos muito escorregadios são prejudiciais para cães, pois podem lhes causar problemas articulares e musculares.
Havendo crianças pequenas e pets que possam alcançar maçanetas, instale aquelas que possam abrir as portas por dentro e por fora.

Mantenha o quadro geral de energia e os registros de água sempre acessíveis.
Não coloque, próximo de portas, entradas, corredores ou sem móveis de maior profundidade abaixo, prateleiras ou armários aéreos soltos em altura menor que a altura de qualquer dos moradores. Isso evita que os moradores batam com a cabeça neles.

Montagem minha de fotos de cadeira e móvel (carrefour)
No quintal, jardim ou varanda

Se você tem crianças pequenas, gatos ou cães, procure saber sobre a toxidade das plantas que mantêm ao alcance deles.
Com crianças e/ou pets, atenção às varandas, principalmente quando não são térreas: Guarda corpos devem ter, no mínimo, 1,20 m de altura e evite ter cadeiras, bancos ou outros móveis por onde eles possam subir.
Havendo cães de grande estatura prefira ter telas de proteção.

Mantenha caminhos de quintais e jardins bem iluminados para evitar acidentes. Use sensores de movimento para inibir intrusos ou sistemas mais completos de segurança, se necessário.
Se tiver cercas, observe e faça manutenção com frequência. Efetue poda de árvores e arbustos, evitando crescimento que coloque sua casa em risco de intrusão, ventos e raios.
Escolha pisos que não sejam escorregados.

Piscinas devem ter pisos antiderrapantes e atérmicos. Havendo crianças e/ou pets o ideal é ter cercas com trava de segurança e alarme sonoro. Prefira bordas arredondadas.

Nas salas e quartos

Com crianças pequenas e/ou pets: Prenda na parede móveis altos que possam ser “escalados” através de prateleiras ou gavetas. Mantenha objetos pequenos ou pontiagudos fora do alcance deles. Proteja tomadas e cantos de móveis.
Evite fios elétricos soltos ou embolados e brinquedos, sapatos ou pequenos objetos espalhados pela casa.

Fixe tapetes, principalmente se forem leves e/ou pequenos.
Camas devem ter altura que permita que o usuário, ao levantar-se, firme os pés no chão.
Mesas de cabeceira devem ter altura igual ou até uns 10 cm mais altas ou baixas que a cama.

Mantenha carregadores longe de áreas molhadas e fora das tomadas, principalmente à noite.
Instale interruptores ou coloque abajur próximo à cama.
Observe frequentemente se o crescimento das crianças tornou berços ou camas perigosos para eles. E tenha certeza de que seu bebê não conseguirá colocar a cabeça entre as grades do berço.

No banheiro

Evite pisos escorregadios e use tapetes antiderrapantes dentro e fora do box.
Barras de apoio são importantes no box, mesmo não havendo idosos. A maioria dos acidentes em casa ocorre em banheiros.
A tampa do vaso sanitário deve ser mantida fechada (principalmente com crianças ou animais em casa).

Para crianças pequenas que já usam o vaso, use redutores de assento. Evite, de todas as formas, deixar uma criança pequena sozinha no banheiro… Tudo pode acontecer!
Boxes pequenos e médios devem ser feitos com vidro temperado ou laminado com, no mínimo, 8 mm de espessura. Se forem grandes, prefira 10 mm ou mais.
Aparelhos elétricos como secadores devem ser mantidos longe da água e retirados da tomada quando não estiverem em uso.

Evite ter prateleiras que possam ser alcançadas por crianças, principalmente as de vidro.
Banheiras são mais perigosas: Mantenha seca, coloque tapete antiderrapante, instale barras de apoio e não deixe crianças sozinhas no banheiro, principalmente quando há banheira cheia.

Na cozinha e área de serviço

Mantenha crianças pequenas e pets longe da cozinha, principalmente do fogão, ferro de passar e equipamentos elétricos em geral.

Gavetas com facas, isqueiros, fósforos e outros objetos e produtos perigosos para crianças pequenas devem estar fechadas de forma segura ou acima do seu alcance.
Banquinhos, tabuas de passar e escadas podem provocar acidentes. Utilize-os com cuidado, inspecione sua segurança antes de usar e guarde em local apropriado quando não estiver usando.
Evite pisos escorregadios e use tapetes antiderrapantes para prevenir escorregões no piso molhado.

Espero que este post ajude você a evitar e se proteger dos perigos na sua casa. Previna-se!
Gostou deste post? Tem perigos na sua casa sobre os quais não falei aqui? Comente!
Fotos da nossa parceira DepositPhotos. Visite o site para conhecer o catálogo e aproveitar o removedor de fundos de fotos (que é gratuito!)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top